03/09/2016

Como fazer umectação capilar em casa para nutrir os cabelos


Foto: Getty Images


    Com a variedade enorme de produtos e procedimentos para o cabelo disponíveis, muitas vezes os fios perdem brilho, força e maciez. E foi para solucionar este problema que o cronograma capilar entrou em cena.

    O cronograma capilar é uma recuperação planejada dos fios, constituída de três tratamentos: hidratação (reposição da água), nutrição (reposição dos lipídeos) e reconstrução (reposição das proteínas).


    Existem diferentes fórmulas para esse cronograma, variando a ordem e a quantidade de cada tratamento, tudo depende da necessidade do seu cabelo. Além da variação na distribuição das etapas, há diferenças no modo de realizar cada etapa, afinal é possível optar por utilizar produtos industrializados ou naturais.

    Especificamente na etapa de nutrição, cujo o objetivo é recuperar a oleosidade natural dos fios, o procedimento pode ser feito por meio de máscaras ou de óleos vegetais, levando, nesse último caso, o nome de umectação.

    Aprenda a seguir como fazer uma umectação passo a passo, quais os óleos que podem ser usados nesse tratamento, além de diferentes receitas para potencializar a sua umectação e realizá-la em casa.



Como fazer uma umectação básica

    Segundo a Dra. Cristiane Braga Kanashiro, dermatologista da Clínica Due, a umectação é indicada para aqueles fios muito ressecados, com frizz e quebradiços e o processo é bastante simples.

    O seu cabelo não precisa estar limpo ou molhado, basta dividi-lo em partes e aplicar o óleo ao longo das mechas e com movimento circulares na raiz. A quantidade de produto depende de quanto cabelo você possui, mas o ideal é que ele fique coberto de forma uniforme pelo óleo.

    Ainda que a aplicação na raiz possa causar receios, o seu cabelo não ficará oleoso. Caprichar no óleo aplicado nas pontas também é uma boa dica, pois geralmente são a parte mais ressecada do cabelo.

    Para finalizar o processo, basta lavar os cabelos normalmente. Em cerca de 1 hora já é possível visualizar os resultados do óleo, mas você pode deixar agir por mais tempo, há até quem realize a umectação noturna, onde a lavagem ocorre apenas no dia seguinte.


    A umectação acima foi feita com o óleo de coco, mas ele é apenas um dos diversos óleos que podem ser usados para nutrir os fios.



Quais óleos podem ser usados na umectação?



Foto: Getty Images



   Com o aumento da popularidade de técnicas mais naturais para cuidar dos fios (Low Poo, No Poo, Co-wash), a quantidade de informações sobre a composição e a origem dos produtos capilares aumentou proporcionalmente.

   A dermatologista orienta que, na hora de escolher o óleo para a umectação, é necessário que estes sejam 100% vegetais. “Os óleos vegetais devolvem para os fios a “carga lipídica”, isto é a oleosidade natural dos cabelos.”, esclarece.

Confira uma lista com alguns dos óleos indicados para realizar umectação.



Azeite de Oliva extra-virgem

Óleo de Abacate
Óleo de Aloe Vera
Óleo de Amêndoas
Óleo de Andiroba
Óleo de Argan
Óleo de Buriti
Óleo de Cártamo
Óleo de Coco
Óleo de Damasco
Óleo de Jojoba
Óleo de Pequi
Óleo de Rícino
Óleo de Rosa mosqueta



    Segundo a Dra. Cristiane, vale reforçar que, apesar de benéfica, a umectação em excesso pode gerar complicações como aumentar a oleosidade do couro cabeludo e a tendência para descamação e queda dos fios.

Mix poderoso: 5 receitas de umectação potentes

Foto: Getty Images




    Confira uma seleção de receitas caseiras feitas com ingredientes simples e naturais, mas que podem deixar sua umectação ainda mais poderosa:


Umectação com azeite e vinagre: misture 2 colheres de creme, 2 colheres de vinagre de maça e 3 colheres de azeite de oliva, aplique e deixe agir por 40 minutos. Enxágue bem.


Umectação com mamão: amasse meio mamão, misture com 1 colher de chá de óleo vegetal, 1 colher de sopa de mel, aplique sobre os cabelos lavados e deixe por 20 minutos. Lave e finalize normalmente.
Umectação com abacate, azeite e mel: retire a polpa de um abacate e amasse-a, acrescente 1 colher de sopa de mel e 1 colher de sopa de azeite. Aplique a mistura sobre os cabelos limpos e enxágue após 30 minutos.

Umectação com banana, ovos e abacate: amasse meia banana e meio abacate, adicione um ovo e duas colheres de azeite, misture bem. Aplique no cabelo seco, deixe agir por 30-40 minutos e enxágue com água fria.

Umectação power: a receita leva 2 colheres de leite de coco, 2 colheres de creme de leite, 2 colheres de azeite de oliva, 1 tampinha de bepantol líquido, 2 colheres de creme hidratante. Misture todos os ingredientes, aplique a receita mecha a mecha e enxágue depois de 30 minutos.

    A combinação de ingredientes é uma ótima maneira de trazer ainda mais força para os seus cabelos, principalmente quando estes são naturais. Pesquisar sobre as propriedades de cada ingrediente e combiná-las com o poder de nutrição seu óleo vegetal preferido é uma ótima forma de inventar a receita de umectação perfeita para você!



Umectação passo a passo em vídeo




    Veja o tutorial em vídeo de diferentes tipos de umectação, entenda o processo com ainda mais detalhes e descobra mais dicas para realizar a sua:


Umectação com Óleo de coco



    A umectação com óleo de coco é bastante querida entre as adeptas da umectação, ele deixa os cabelos brilhosos e mais macios, e ainda possui um ótimo custo-benefício.




Umectação com Óleo de Argan e Leite de coco




    A umectação deste tutorial é feita com dois ingredientes, o leite de coco e o óleo de argan, uma combinação super leve que além de nutrir, ajuda a desembaraçar os fios. O tempo de agir é de uma noite e não é recomendado aplicar a mistura na raiz.





Umectação com Azeite



    O azeite de oliva extra virgem é um ingrediente super acessível que normalmente temos em casa. A receita mistura uma parte de azeite em três partes de creme hidratante e não deve ser aplicada na raiz. Além do tutorial, o vídeo também traz uma dica para aplicar e potencializar o efeito da umectação.






Umectação com Mel e Azeite






   Essa é uma opção para realizar o procedimento de hidratação e umectação em um único processo que reúne o mel e o azeite. O tempo da aplicação não deve passar de 1 hora, pois o mel seca e a lavagem é dificultada. O resultado é um cabelo macio, brilhoso e com movimento.





Umectação com Óleo de Rosa mosqueta



    Feita com óleo de rosa mosqueta, essa umectação também não deve ser aplicada na raiz. Apesar de não ser muito utilizado em tratamentos capilares, o óleo de rosa mosqueta é regenerador, hidratante, além de conter diversas vitaminas e controlar o frizz.




Umectação com Óleo de Rícino



    O óleo de Rícino contribui para a nutrição dos fios e também para o crescimento do cabelo. Além da receita da umectação, o vídeo ensina a técnica da inversão capilar, que também estimula o crescimento dos fios.

    Invista na umectação para devolver o brilho e a maciez do seu cabelo, mantenha um intervalo regular entre cada realização para evitar qualquer efeito negativo e, principalmente, procure conhecer o seu cabelo e as necessidades específicas dele.





Espero que tenham gostado amoresssss, não esqueça de deixar um comentário, seguir o blog e compartilhar o blog cheio de ideias com as amigas, beijos da vick :*



Contato: beijosdavickblog@outllook.com

YouTube: Victória Britto

Snap: beijosdavick

Twitter: @beijosdavick

Instagram: @beijosdavick

Fan Page: Beijos da vick

COMENTE PELO BLOG!

Um comentário:

  1. Simplesmente amo hidratações com azeite extra virgem e adorei um tempo que fiz umectação com óleo de rícino pra crescer o cabelo. ótimo post , beijos

    www.andressaagnel.com

    ResponderExcluir

Páginação - Não altere este gadget!



© beijos da vick - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR