15/10/2017

Em quanto tempo você deve substituir seus produtos de beleza?







   Sabe aquela paleta de sombras que você tem há anos ali na gaveta e que você não joga fora porque um dia pode precisar dela? Pois saiba que ela pode estar imprópria para o uso na sua pele.

  Embora tenhamos o costume de verificar a data de validade dos alimentos e medicamentos, muitas mulheres não têm o hábito de fazer isso com a maquiagem. E o pior: estar dentro do prazo estipulado no rótulo não significa que o produto esteja bom, pois ele começa a se deteriorar a partir do primeiro uso.

   Aplicar maquiagem contaminada pode levar ao surgimento de alergias, irritações e até mesmo infecções mais sérias. Por isso, é preciso ficar de olho não apenas no prazo de validade, mas também no tempo que um produto permanece adequado para o uso depois de aberto.


Quando substituir seus produtos de beleza


   Confira o infográfico a seguir e utilize essas informações para fazer uma limpa nas suas gavetas:



Máscara para cílios: 3 meses


   Mesmo estando dentro da data de validade, a máscara pode se deteriorar muito antes desse prazo devido ao constante entra e sai do aplicador, que favorece a entrada do ar na embalagem.

   A partir do momento em que a máscara é aberta, ela oferece um ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos como fungos e bactérias, que podem até mesmo causar uma infecção na região dos olhos.


   Dessa forma, as máscaras para cílios costumam apresentar boas condições de uso por no máximo três meses depois que começaram a ser utilizadas. Ao observar alterações como mudanças na textura e no odor, não hesite em descartá-las.


Delineador em gel e líquido: 4 a 6 meses

   A deterioração dos delineadores acontece da mesma forma que nas máscaras para cílios: ao tirar e colocar o aplicador no potinho, estamos facilitando a entrada de ar e micro-organismos.

   Se seu delineador ficar com uma textura mais grossa, seca e quebradiça, está na hora de jogar fora, mesmo antes dos 6 meses.

Batom líquido e gloss com aplicador: 6 a 12 meses


   Batons líquidos e gloss em embalagens com aplicador apresentam o mesmo problema que as máscaras e delineadores: seu uso faz com que muito ar acabe entrando no meio do produto. Por isso, eles devem ser descartados após no máximo 12 meses de uso.

   Mudanças de coloração, textura e odor são um sinal claro de que você deve jogar o produto fora imediatamente.

Bases e corretivos líquidos: 6 a 12 meses

   A concentração de água e a injeção de ar para dentro da embalagem são dois fatores que contribuem para a deterioração das bases e corretivos líquidos. Além disso, muitas vezes utilizamos os dedos para aplicar esses produtos, levando micro-organismos para dentro do frasco.

   Se estiverem contaminados, esses produtos podem entupir os poros, causar irritações e alergias e provocar sérias infecções por bactérias como Staphylococcus e Streptococcus. Se sua base começar a se separar ou ficar empelotada, livre-se dela o quanto antes.

Bases, sombras e blushes cremosos: 12 a 18 meses

  Por terem uma quantidade maior de óleo em sua composição, as bases cremosas são mais resistentes do que as líquidas.


   Já as sombras e os blushes cremosos saem perdendo em comparação às versões em pó, que são menos sujeitas à contaminação.

Batom sem aplicador e lápis de boca: 1 a 2 anos

   Por apresentar um alto conteúdo de óleos e ceras, os batons em bastão e os lápis de boca não oferecem condições ideais para o crescimento de micro-organismos, assim eles costumam estar seguros para uso por 1 a 2 anos.

   Outra vantagem do lápis de boca é que, quando o apontamos, removemos a camada mais superficial, que costuma abrigar a maior parte dos micro-organismos.

Lápis de olho: 2 anos
Assim como o lápis de boca, o lápis de olho é feito predominantemente com ceras e óleos, o que reduz o risco de contaminação por germes. Novamente, o fato de apontarmos o lápis ajuda a remover a camada superficial, que é a que mais oferece perigos.

Base, sombra, blush e outros produtos em pó: 2 anos

   Os produtos em pó podem durar até dois anos porque, devido à baixa quantidade de água em sua composição, eles são menos propensos à contaminação por germes.


   Porém, talvez você tenha que substituir sua maquiagem antes desse prazo porque os produtos em pó podem se compactar demais, ficando difícil tirá-los da embalagem e aplicá-los corretamente.


Dicas para aumentar a vida útil da sua maquiagem



   Existem algumas recomendações que você pode seguir para fazer a sua maquiagem durar mais. Entre elas, está o local onde os produtos são armazenados, que deve ser longe da umidade. Ou seja, deixar o nécessaire no banheiro não é uma boa ideia.

   Lembre-se de lavar bem as mãos antes de utilizar qualquer produto para evitar contaminá-lo. Além disso, procure fechar bem a embalagem o mais rápido possível, diminuindo a exposição do produto ao ar.


  Se você teve algum episódio de conjuntivite, você deve raspar muito bem as sombras e apontar o lápis várias vezes para eliminar as camadas contaminadas. Já a máscara para cílios não tem salvação: ela precisa ser descartada.

   No caso de um herpes labial, você pode cortar uma camada do batom e mergulhar o restante em álcool para eliminar qualquer micro-organismo que tenha restado por ali. Evitar emprestar seus produtos para outras pessoas também é uma boa ideia.


   Na dúvida sobre a viabilidade da sua maquiagem, você já sabe qual é a regra: se o produto mudou de cor, cheiro ou textura, não adianta tentar recuperar. Ele deve ser descartado para evitar o desenvolvimento de problemas de pele.


Fonte: dicas de mulher blog



Me acompanhe nas redes, bora ficar grudadinhas(os) o dia todo?!

contato: beijosdavickblog@outlook.com

YouTube: Victória Britto

Snap: beijosdavick

Twitter: @beijosdavick

Instagram: @beijosdavick

Fan Page: Beijos da vick 

Facebook Pessoal: Victória Britto

COMENTE PELO BLOG!

2 comentários:

  1. Este post foi mesmo muito bom porque eu não tinha noção disso. E talvez devo muitos produtos que já devem estar fora de prazo. O que é bem perigoso.
    Beijinhos! https://grandesonhadorablog.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Páginação - Não altere este gadget!



© beijos da vick - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR