18/12/2019

COMO O PROTETOR SOLAR AGE?



    Ele protege a pele dos raios UVA e UVB. UV é a sigla para Ultravioletas e as letras A e B são suas classificações. Os UVBs podem causar queimaduras pois, sem a proteção adequada, atingem a epiderme, camada que vem logo abaixo da pele. Mas os mais perigosos são os UVAs. Esses raios vão direto para a derme e hipoderme (camadas mais profundas) e, com o tempo, causam envelhecimento precoce da pele, surgimento de manchas e pode levar ao câncer. 

   Para ser eficaz e combater esses riscos, a composição química do protetor solar contém moléculas aromáticas conjugadas com grupos carbonila. Quando atingem a pele, os raios UVs são absorvidos por essa combinação. Após a absorção, as moléculas se agitam e voltam ao seu estado normal em seguida. Todo esse processo faz com que a pele receba uma quantidade menos agressiva da energia solar e reflita o restante.

O QUE É FPS?

    FPS = Fator de Proteção Solar. Os mais comuns encontrados no mercado vão de 4 a 60 e diferente ao que muita gente pensa, ele não está relacionado à potência de proteção, mas sim ao tempo que a pessoa pode ficar exposta ao sol antes que a pele comece a apresentar vermelhidão ou ardor Ou seja, se sem proteção você consegue ficar 10 minutos no sol sem arder, utilizando um protetor com FPS 15, você ficará protegido por 150 minutos (tempo x FPS). 

   SE EU USAR PROTETOR NÃO VOU ME BRONZEAR?

   Sim, o bronzeamento ocorre, porém da forma correta. O uso do protetor faz com que os raios mais agressivos sejam absorvidos de forma saudável. Então sua pele vai ficar bronzeada e não torrada. O bronzeado de quem usa protetor também é mais duradouro, já que o risco de descascar é bem menor.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PROTETOR E BLOQUEADOR SOLAR? 

   O protetor solar, como já explicado, transforma os raios UV e os deixam inofensivos para a pele. O bloqueador, como o nome já diz, impede qualquer absorção da radiação solar, refletindo-os quando atingem a pele. Sua fórmula normalmente contém óxido de zinco ou dióxido de titânio e quando aplicado deixa a pele opaca e esbranquiçada, impedindo o bronzeamento.


 TEM QUE USAR PROTETOR MESMO QUANDO NÃO ESTAMOS NO VERÃO? 

   SIM!!!!!!!!!! No verão, a incidência de radiação UVB é maior, mas os raios UVAs estão presentes durante o ano todo, independente da estação ou clima. E com a destruição da camada de ozônio, eles incidem de forma ainda mais agressiva. Bom, acho que ficou bem explicado que protetor solar é um item indispensável, não importa a ocasião. E se você tem alguma alergia a eles ou problemas com o sol, vá ao dermatologista! Só um profissional capacitado vai te ajudar a ficar tranquilo e protegido o ano todo.


Fonte: superela



COMENTE PELO BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginação - Não altere este gadget!



© beijos da vick - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR