07/01/2020

Ácido salicílico: para que serve e como usar na pele





  Oiin meus amouros, eu tô pra trazer um post aqui pra vocês sobre um sabonete liquido facial com ácido salicílico que ta me ajudando muito com as espinhas, daí resolvi da uma pesquisada sobre esse ácido e trouxe pra vocês esse artigo babadeiro que eu amei demais e todo mundo sabe do ditado né? dica boa é dica compartilhada ♥


O que é ácido salicílico?

   O ácido salicílico é uma substância com ação esfoliante, seborreguladora e anti-inflamatória. Assim, permite a estimulação de novas células que melhoram o aspecto de peles acneicas, oleosas e com manchas.

    Ele pode ser encontrado em farmácias nas formas de sabonetes, pomadas, hidratantes, cremes e soros, com concentrações baixas. Já para quem deseja concentrações maiores, precisa da receita de um dermatologista.  

  Os sabonetes podem ser usados até de 12 em 12 horas, dependendo da sensibilidade da pele. Já os cremes, devem ser usados predominantemente à noite, dependendo também da sensibilidade e exposição solar de cada paciente.
Para que serve.

   O ácido é atraído pelas gorduras e se dispõe entre as células da camada superficial. Dessa forma, consegue controlar a oleosidade, esfoliar a camada superficial da pele e melhorar o aspecto de cravos e espinhas, bem como de doenças inflamatórias.

Sendo assim, é indicado para doenças que fazem a pele se espessar, como por exemplo:


Psoríase
Dermatite seborreica
Calo
Ictiose

Pitiríase versicolor.


   O ácido salicílico remove a camada superficial da pele e tem também uma ação anti-inflamatória, anti bactericida e anti fungicida, além de melhorar a penetração dos ativos na pele. Então, se associar o ácido salicílico, com um antibiótico, ou com um antifúngico, ele vai agir melhor.

Benefícios

Esfolia: o ácido salicílico destrói as células da camada superficial da pele, assim, a pele se renova.

Combate a acne: Além de diminuir a produção do sebo, ele é um anti-inflamatório e age através da prostaglandina, melhorando a acne. O ácido também remove os comedões, que são os cravinhos.

Reduz cicatrizes e manchas de acne: ao retirar a camada superficial da pele, o ácido salicílico consegue diminuir e clarear as manchas da pele e cicatrizes.


   Melhora o aspecto dos poros e reduz a oleosidade: com a diminuição da produção de sebo e redução da oleosidade da pele, consequentemente, os poros são fechados.

  Tem ação anti envelhecimento: apesar de não ser a principal substância indicada para o antienvelhecimento, ele pode ajudar na produção de células novas.

Diminui o aparecimento de cravos: o ácido salicílico diminui a produção de sebo, fazendo com que reduza a incidência de cravos e espinhas.

Tem ação anti-inflamatória: o seu efeito anti-inflamatório e anti bactericida melhoram a penetração de outros ativos na pele, quando usados associados a ele. Por isso é uma substância tão indicada para acne, que é uma doença inflamatória.

Melhora verrugas: A verruga tem uma camada córnea muito espessa, e o ácido salicílico tem a função de tirar essa camada superficial. Também pode ser associado ao ácido lático para tratar verrugas em casa.

Como usar ácido salicílico na pele


   Atualmente existem, vários sabonetes com ácido salicílico na composição, podendo ser usado para diferentes funções em diferentes concentrações. 

   Quando a concentração é alta, o ideal é usar à noite, conforme indicado pelo médico dermatologista.

   Pode usar todos os dias, desde o uso diário simples em um sabonete até em um manipulado ácido.

   Muitas pessoas acreditam que os ácidos costumam descamar a pele, mas isso é bem raro com o ácido salicílico. Entretanto, pode ser que a pele sofra uma descamação muito leve entre dois a três dias após o uso, dependendo da concentração. 

   Vale ressaltar que a substância é mais conhecida como seborreguladora do que como um ácido rejuvenescedor.

  Já no formato de peeling, o ácido salicílico tem que ser usado em uma frequência menor, uma vez a cada duas semanas ou uma vez por mês. Nesta composição, seu potencial é mais agressivo.

   O peeling é aplicado, especialmente, depois de uma limpeza no rosto para aumentar a camada de esfoliação superficial da pele, desinflamar, inibir a produção de sebo e, também, para remover as bactérias e fungos. Geralmente é aplicado por médico, no consultório.

Contraindicações


   De acordo com a dermatologista Mariana Cesetti, a pessoa deve suspender o uso do ácido salicílico quando tiver algum sinal de alergia ou exposição solar intensa, como viagem para praia. Além disso, a substância não é recomendada para:

Pele muito sensível por conta de uma inflamação ou infecção

Gestantes


Pessoas com alergia a aspirina.



Fonte: Minha vida blog



COMENTE PELO BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginação - Não altere este gadget!



© beijos da vick - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR