03/11/2016

Hidratação capilar: como tratar os fios em casa


Foto: Getty Images



    Às vezes o cabelo pede socorro. Secador, chapinha, piscina, procedimentos químicos e até os produtos usados no cotidiano vão deixando suas marcas nos fios. Cabelos ressecados, sem vida, com muito frizz, pouco brilho ou embaraçando com muita facilidade podem ser sinal de que é hora de fazer uma hidratação.

    Porém, a hidratação, responsável por fazer a reposição de água no fio, não é a única forma de tratar o cabelo – e pode ser que você precise de outro tratamento. Para saber o que o seu cabelo realmente precisa, o ideal é fazer um rápido teste de porosidade. Para isso, você vai precisar de um fio de cabelo e um pote com água, preferencialmente um pote de cor clara, para facilitar a visualização. Depois, é só colocar o fio na água e ver o que acontece: se o fio afundar, você precisa de reconstrução; se ficar no meio, é preciso de nutrição; se boiar, a necessidade é de hidratação.

    Se o que você precisa é de hidratação, boa notícia: fazer o tratamento em casa é simples e não sai caro. Além de ser possível encontrar vários produtos prontos no mercado com faixas de preço acessíveis para todos os bolsos, muitos ingredientes naturais podem ajudar na tarefa. Independente do meio escolhido para fazer o tratamento, para manter os cabelos hidratados o ideal é que o processo seja parte da rotina capilar e repetido com alguma frequência.

    “É indicado que se mantenha uma certa rotina de hidratação – pode ser realizada uma vez por semana, nos casos mais críticos, ou a cada 15 dias. Mas, sempre que o cabelo passar por um processo químico, essa hidratação torna-se ainda mais necessária. Quando os fios ficarem expostos a água do mar ou de piscina, também é importante”, recomenda Simone Andrade, hairstylist do Walter´s Coiffeur Centro, no Rio de Janeiro.

    Todos os tipos de cabelo podem (e precisam) receber hidratação: lisos, cacheados, crespos, oleosos, secos, tingidos. Nesta matéria você encontra dicas de como fazer hidratação em casa, tanto com máscaras prontas quanto com receitas caseiras. Confira!




Hidratação com máscaras

Foto: Getty Images


    A maneira mais comum de fazer hidratação no cabelo em casa é utilizando máscaras prontas. Os produtos, geralmente um creme mais espesso, dão conta de, sozinhos, restaurarem a beleza e a saúde dos fios e são acessíveis – tanto com relação a custo quanto na praticidade de encontrar.


    A aplicação também não é coisa de outro mundo; é possível fazer em casa sem dores de cabeça e sem a necessidade de ir ao salão todas as vezes em que o seu cabelo precisar ser hidratado. Normalmente, cada máscara vem com a especificação na embalagem de como deve ser usada e é importante seguir as instruções – especialmente o tempo de “repouso” do produto nos fios.


    De forma geral, o passo a passo para a aplicação de uma máscara de hidratação é o seguinte:

Lave o cabelo com xampu;
Enxague bem;
Aplique a máscara no cabelo molhado;
Deixe o produto agir conforme o tempo indicado na embalagem;
Enxague e finalize como de costume.


    As opções de máscaras de hidratação no mercado são numerosas. É possível encontrar produtos para todos os tipos de cabelo, de preços bastante diferentes. Na hora de comprar, vale ficar de olho na indicação do fabricante e escolher o que mais se adequa ao seu tipo de cabelo.


    “Os produtos trazem identificações nos rótulos, mas pedir auxílio a um profissional também irá ajudar, inclusive para quem tem dificuldade de reconhecer o próprio tipo de cabelo de maneira mais técnica”, sugere Simone.



 Máscaras de hidratação que valem a pena o investimento

    Confira na galeria a seguir as máscaras de hidratação mais recomendadas, que podem ser encontradas em farmácias, supermercados, lojas de cosméticos ou lojas virtuais.


Kerastase-Nutritive-Masquintense-Mascara-para-Cabelos-Finos-200g



    É importante ressaltar que várias máscaras têm mais de uma função além da hidratação e que reagem de formas diferentes de acordo com cada tipo de cabelo. A melhor maneira de encontrar o produto que funciona melhor para você é testando.



Hidratação com receitas caseiras


Foto: Getty Images



    Além das máscaras comercializadas, vários produtos naturais podem ajudar na hidratação dos fios. Nesse caso, a vantagem é conseguir um ótimo efeito, com fios mais hidratados e bonitos, e gastar ainda menos (ou nada!) utilizando apenas o que você já tem em casa.
    As receitas de hidratação caseiras são abundantes e contam com os mais diferentes tipos de ingredientes. Antes de testar, verifique sempre a qualidade do produto a ser aplicado.“Entre os ingredientes mais naturais, eu indico o mel, abacate amassado e azeite”, destaca Simone.
    Muitas das receitas caseiras extrapolam a ação de hidratação e têm também ação nutritiva. Nesse caso, além de repor a umidade do fio, a aplicação da máscara ajudará na reposição dos lipídios, mantendo o cabelo bonito e alinhado. As receitas que levam óleos, por exemplo, têm essa dupla ação.
Confira 20 receitas de hidratação caseira feitas com ingredientes naturais:




1. Hidratação com iogurte: misture uma colher de chá de vinagre de maçã e uma de mel em meio pote de iogurte. Aplique na extensão do cabelo, deixe agir por 15 minutos e enxágue com água morna. A máscara também pode ser feita só com o iogurte. Nesse caso deixe agir por 30 minutos.


2. Hidratação com azeite de oliva: separe uma quantidade suficiente de azeite para toda a extensão do seu cabelo e aqueça no micro-ondas. Aplique da raiz às pontas, massageando o couro cabeludo por alguns minutos. Cubra os cabelos com uma toalha aquecida e deixe agir por uma noite ou, pelo menos, 30 minutos. Finalize lavando com xampu e condicionador.


3. Hidratação com ovo: misture três ovos com duas colheres de azeite e uma colher de mel. Aplique em todo o cabelo, incluindo no couro cabeludo, e cubra-o com uma touca de banho. Deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar.


4. Hidratação com vinagre: separe vinagre de maçã em uma quantidade suficiente para aplicar em todo o seu cabelo. Com a ajuda de um algodão, aplique o vinagre da raiz às pontas. Enxague o cabelo de cinco a dez minutos depois da aplicação.


5. Hidratação com maionese: aplique um copo de maionese nos cabelos úmidos, massageando bem do couro cabeludo até as pontas. Cubra o cabelo com uma touca de banho e deixe a maionese agir por uma hora. Enxague e lave com xampu normalmente.


6. Hidratação com leite: utilizando uma bola de algodão, aplique leite (sem ferver) em toda a extensão do cabelo, inclusive na raiz. Deixe agir por uma hora e lave o cabelo como de costume.


7. Hidratação com abacate: descasque um abacate maduro e amasse-o bem. Acrescente duas colheres de azeite e misture até formar um líquido grosso e homogêneo. Aplique nos cabelos úmidos, depois de já ter lavado com xampu. Deixe agir por 30 minutos e enxague.


8. Hidratação com mel: misture meio copo de mel e três colheres de azeite. Aplique nos cabelos, começando do couro cabeludo até as pontas. Envolva a cabeça com uma toalha aquecida e deixe agir por 30 minutos. Finalize lavando com xampu.


9. Hidratação com gelatina: aqueça um copo com água e acrescente um pacote de gelatina sem sabor. Mexa bem, até formar uma espécie de gel. Após lavar o cabelo com xampu, aplique a gelatina nos fios e no couro cabeludo. Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar em água morna.


10. Hidratação com babosa: faça um suco com a parte do miolo de uma folha de babosa e um copo de água, batendo no liquidificador. Aplique o suco de babosa nos cabelos lavados com xampu, com a ajuda de uma bola de algodão ou um pincel. Deixe agir por alguns minutos, enxague e finalize a lavagem com condicionador.


11. Hidratação com cerveja: borrife cerveja no cabelo já lavado com xampu e deixe-o secar naturalmente ou seque-o com o secador. O cheiro de cerveja some com o cabelo seco.


12. Hidratação com banana: misture uma banana madura amassada, uma colher de óleo de amêndoas e duas colheres de mel até ficar homogêneo. Aplique a mistura em toda a extensão do cabelo e deixe agir por 30 minutos. Enxague bem com água morna.


13. Hidratação com camomila: prepare meio copo de chá de camomila, deixando-o repousar. Adicione 1/4 de copo de azeite e misture. Aplique em todo o cabelo e deixe agir por alguns minutos.


14. Hidratação com abóbora: cozinhe uma abóbora fatiada por cerca de 20 minutos. Em seguida, amasse-a bem, até formar um purê e acrescente iogurte natural sem sabor, misturando até ficar homogêneo. Aplique nos cabelos e deixe agir entre 15 e 20 minutos. Enxague e lave com xampu.


15. Hidratação com mamão: separe um copo de mamão picado, um copo de banana picada, um copo de iogurte natural, uma colher de mel e uma colher de óleo de coco. Bata no liquidificador até formar uma pasta. Aplique nos fios e cubra com uma touca de banho. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.


16. Hidratação com óleo, mel e glicerina: misture duas colheres de mel, duas colheres de glicerina e duas colheres de azeite. Aplique a mistura nos cabelos na hora da lavagem, depois de já ter lavado com xampu.


17. Hidratação com clara de ovo: separe claras de ovos, na quantidade suficiente para cobrir seus cabelos. Aplique nos fios e deixe agir por 20 minutos. Finalize lavando normalmente.


18. Hidratação com óleo de coco: aplique óleo de coco em toda a extensão do cabelo e no couro cabeludo, massageando bem. Deixe agir durante toda uma noite. Enxague pela manhã.


19. Hidratação com leite em pó: acrescente água a 1/4 de leite em pó até formar uma pasta homogênea. Aplique a mistura em todo o cabelo, massageando. Envolva a cabeça com uma toalha aquecida e deixe agir por alguns minutos. Enxague e finalize lavando com xampu.


20. Hidratação com maionese e abacate: amasse um abacate maduro e misture bem com uma xícara de maionese. Aplique a mistura nos fios, da raiz às pontas. Deixe agir por 20 minutos e lave os cabelos com xampu.



Fonte: dicas de mulher blog





   Espero que tenham gostado amoresssss, não esqueça de deixar um comentário, seguir o blog e compartilhar o blog cheio de ideias com as amigas, beijos da vick :*


Contato: beijosdavickblog@outlook.com

YouTube: Victória Britto

Snap: beijosdavick

Twitter: @beijosdavick

Instagram: @beijosdavick

Fan Page: Beijos da vick





COMENTE PELO BLOG!

25 comentários:

  1. Eu amo fazer essas hidratações em casa. Ainda mais quando acabo usando alguns produtinhos naturais <3

    https://melissandosite.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poisé menina, também amooooo, me empolgo totalmente kkkkk <3

      Excluir
  2. As hidratacoes caseiras são as minhas favoritas ❤ Esses dias, depois de vários testes com vários produtos, resolvi testar a hidratação com maisena e máscara e vi meu cabelo resurgir das cinzas. Não tem coisa melhor do que saber o que você tá colocando no cabelo. Passar o vinagre de maçã também é muito bom e ajuda pra caramba no ressecamento. Receitinha ótimas.

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas, amo fazer essas hidratações em casa fico me sentindo há Cabeleireira rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. eu já testei hidratação com óleo de oliva, meu cabelo ta bem ressecadinho eu vou tentar outros dicas que você deixou no post. beijos

    ResponderExcluir
  6. Menina, Yamasterol é ótimo, eu não tinha ideia de quanto que ele era bom. Sempre tive um pé atras por causa do preço, é o famoso produto BBB.

    Beijo

    www.nannamais.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Amei seu post, hoje em dia não tem desculpa para não ter os cabelos bonitos e bem cuidados. Eu cuido do meu cabelo (tenho luzes) só em casa, e modéstia a parte, cuido muito bem! Tem muitos produtos bons e com preço acessível no mercado hoje. Muito bom mesmo!

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei


    ResponderExcluir
  8. Escrevi antes mas acho que não foi! Há tantas opções incríveis para fazer em casa, que dá uma pena de investir tanto nestas máscaras "profissionais". Amei as opções, a de óleo de coco é a minha favorita! Beijo www.infectedbyculture.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu hidrato meus cabelos com máscaras que eu compro mesmo. Agora estou usando da L'oreal e estou gostando! Bastante gente fala do Yamasterol, tenho vontade de testar, mas nunca achei para comprar.
    As vezes faço hidratação com babosa também, e achei bem interessante a com ovos

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post! Nao conhecia essa tecnica de colocar o fio em um pote de água para saber do que nosso cabelo precisa. Adoro fazer hidraçao em casa, sempre deixa meu cabelo mt macio e brilhoso. Beijooos

    ResponderExcluir
  11. Dicas ótimas, semana passada fiz essa hidratação com Mel e amei o resultado. O cabelo fica mais macio e brilhoso.

    ResponderExcluir
  12. Muito legais as dicas! Eu prefiro fazer com máscaras prontas mesmo. Adoro o resultado e acho tão mais prático, né?! hehehe
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  13. Geente! Nçao sabia que existia tanto tipo de hidratação natural assim não!Vou fazer o de oleo de coco, vai que dá certo! Otimo post :D

    Aline do dreamerfashionweek.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito bom este post. Meus cabelos precisam de uma hidratação, mas me bate preguiça de ir ao cabeleireiro, sem fala que falta o dinheirinho hehehe

    Vou seguir tuas orientações e fazer em casa mesmo :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nem sempre estamos com dinheiro sobrando não é mesmo?! beeijos volte sempre <3

      Excluir
  15. Tem coisa melhor do que cuidar do cabelo em casa? É prático e conseguimos fazer sem gastar muito. Das máscaras que você indicou, amo YAMASTEROL. Quando meu cabelo estava super ressecado por descoloração ela ajudou super a dar vida novamente. Mas confesso que gosto mesmo é das receitinhas caseiras, super práticas e sempre dão resultado. E quantas dicas mara hein? Tem muitas ai que eu não conhecia, como a de cerveja por exemplo. Adorei! Quando não estou com o cabelo tingido fico mais relax nas hidratações, mas é sempre bom ter uma listinha para recorrer hahah

    ResponderExcluir
  16. Nossa adorei!! Estou indo viajar e vou passar duas semanas morando em um carro!!!! Como vai ser verão preciso de coisas rápidas e práticas para manter os cabelos maravilhosos! Afinal na Austrália eu vou querer muitasss fotos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaaaaaai que aventuraaa,aproveita bastante porque não é todo dia que a gente mora em um carro rsrsrsrs, beijos e boa viagem <3

      Excluir

Páginação - Não altere este gadget!



© beijos da vick - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR