Oi meus amouros, espero que estejam bem. Post hoje é maravilhoso, ha tempos que queria falar dele aqui ♥ é a aromaterapia e os oleos esssenciais. Achei esse post e vim correndo pra ca compartilhar com vocês ♥
A aromaterapia surgiu no início do século XX, mas foi na última década que ela passou a ganhar mais fama. É um tratamento que se baseia no uso de óleos essenciais para o cuidado de várias doenças, essa forma de terapia conquista muitos adeptos
O que é e para que serve a aromaterapia
Segundo Marilda Souza, especialista em terapias naturais, formada pelo Instituto Brasileiro de Aromaterapia, os óleos são substâncias complexas que contém centenas de compostos químicos, ao serem extraídos são beneficiais a saúde. Sendo assim, a aromaterapia atua no sistema límbico que com o estímulo de aromas, dispara sensores neuroquímicos que produzem diversas ações, como sedativas, relaxantes ou estimulantes.
Benefícios da aromaterapia
Por serem extraídos de compostos naturais, os óleos da aromaterapia conseguem trazer benefícios para a mente e pra o corpo. Assim, cada óleo utilizado contém propriedades que atuam de forma diferente e única no nosso organismo. Portanto, conheça 5 benefícios que essa técnica produz.
Redução do estresse e da ansiedade: alguns óleos como, por exemplo, a lavanda, possuem compostos que, quando inalados ou massageados em determinadas áreas, atuam como relaxantes naturais, auxiliando a diminuir o estresse e a ansiedade.
Estimular a circulação sanguínea e linfática: óleos essenciais podem ser usado nas massagens de drenagem linfática e edemas, e são hidratantes para todos os tipos de pele, de acordo com a especialista.
Reduz as dores: há óleos que quando massageados em cima de músculos doloridos atuam aliviando as tensões, como o óleo de alecrim e, para dores musculares, o de eucalipto. Além disso, podem atuar na diminuição de cólicas e cãibras, como o de lavanda.
Fortalece o sistema imunológico: com a ajuda dos óleos é possível fortalecer o sistema imunológico, pois alguns têm ações antivirais, como o óleo de eucalipto.
Regenera a pele: como a especialista afirma, óleos como o de patchouli podem ser usados em tratamentos de psoríase e outros problemas de pele. Além de auxiliar também em rugas dermatites, eczemas, infecções fúngicas, tratamento capilar, seborreia e caspa.
Há vários métodos seguros de utilização para realizar a aromaterapia, como inalação, massagens, compressas, banhos de assento, escalda-pés, bandagens e diluídos em cremes, shampoos, perfumes e unguentos. Contudo, devem ser sempre orientados por um especialista, afirma Marilza, para assim serem usados de forma segura e eficaz.
Óleos da aromaterapia
Óleo de lavanda: este óleo atua como cicatrizante, analgésico e anti-infeccioso, sendo excelente para a saúde. Além disso, segundo Marilza, a lavanda tem um grande poder no emocional, promovendo o bem-estar em pessoas com ansiedade e dificuldade para dormir.
Óleo de alecrim: o alecrim é bom para a saúde pulmonar, agindo como expectorante e mucolítico. Sendo também hipotensor, ele auxilia na circulação sanguínea, reduzindo o surgimento de varizes.
Óleo de malaleuca: como o óleo de alecrim, a malaleuca é um excelente cicatrizante, sendo ótimo para fins dermatológicos. Ao mesmo tempo, ele é ótimo para o tratamento de feridas e dermatites do couro cabeludo, entre outras funções. No quesito da mente, a malaleuca tem ação renovadora e ajuda a purificar as energias pesadas, segundo Marilza.
Óleo de laranja doce: já este óleo se destaca pela sua atuação no aparelho digestivo, sendo assim um excelente regulador intestinal e diurético. Para uso em massagens ele é ótimo para drenagens linfáticas, além de hidratar todas as peles.
Óleo de eucalipto: para quem procura mais foco no dia a dia, a aromaterapia pode auxiliar com o óleo de eucalipto, pois ele ajuda a ter assertividade. Na saúde ele pode ser usado para tosse, sinusite, asma, rinite, além de ser um antiviral e um expectorante usado para tratar bronquite, pneumonia e enfisema.
Óleo de patchouli: muito recorrido em tratamentos de pele, como rugas dermatites, eczemas, infecções fúngicas, pé de atleta, tratamento capilar, o patchouli tem propriedades que foram muito exploradas nos anos 60 por perfumistas. Atualmente, ele também é usado na aromaterapia para ajudar a eliminar fadiga, ansiedade, frigidez e estresse.
Óleo de sálvia esclareia: este óleo atua como um regulador hormonal, estimulante hepatobiliar e das glândulas adrenocorticais. Ele é indicado para asma, irritação da garganta, flatulência, acne, pele seca, oleosa ou inflamada, dermatite, eczemas e queda de cabelos. Seu uso deve ser moderado de acordo com indicação terapêutica.
Óleo de bergamota: já o óleo de bergamota é usado no combate a tensão e estresse, bem como no tratamento de infecções urinárias e problemas estomacais. Sem contar sua efetividade para acne e a psoríase.
Óleo de rosa-mosqueta: excelente para tratar de queimaduras e feridas na pele, o óleo de rosa-mosqueta também tem ação que disfarça marcas e cuida de inflamações. Além disso, é um excelente hidratante.
Óleo de hortelã-pimenta: por fim, o óleo de hortelã-pimenta tem ação analgésica e anti-inflamatória o que contribui para a saúde. Outra função muito interessante é sua atuação nas cólicas e náuseas.
A aromaterapia traz grandes benefícios à saúde e seus óleos podem trazer vantagens físicas e emocionais para quem faz uso deles. Contudo, procure sempre um especialista para saber a dosagem correta de cada óleo, além de realizar um acompanhamento. Por fim, se você se interessou no assunto, confira os benefícios do óleo de copaíba e suas propriedades incríveis.
Fonte: Dicas de mulher blog
~Me encontre nas redes abaixo~
Instagram: @beijosdavick
Twitter: @beijosdavick
Assista meu #standupnoquarto: sim, sou humorista e blogueira com blog youtube.com/victoriabritto15
Email para trabalhos: beijosdavickblog@outlook.com
Fanpage no facebook: Beijos da Vick
Meu pinterest onde tem várias pastas com inspirações de tudo que você possa imaginar: Victoria Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário