Veja o que muda no perfume quando ele é uma eau de toilette, eau de parfum ou uma colônia
Pode olhar na embalagem dos perfumes: provavelmente há uma inscrição pequena de eau de toilette, eau de parfum, eau de cologne, ou mesmo colônia, eau fraîche ou eau pafumée. São nomes para a mesma coisa? Qual é a diferença entre eau de parfum e eau de toilette?
O que é EDP, EDT e EDC?
Esses são os termos que indicam a concentração dos perfumes femininos importados ou masculino, ou seja, a porcentagem de essências que misturadas à base (água deionizada e álcool) formam a fragrância que a gente usa. Veja abaixo como os valores podem variar. Isso porque a concentração é determinada pela casa de fragrância e não é impossível, por exemplo, termos uma EDT com maior concentração que uma EDP:
eau de cologne: 2% a 5%
eau de toilette: 4% a 15%
eau de parfum: 10% a 20%
Há ainda a parfum (entre 15% a 40%), uma das versões mais concentradas de essência; a cologne e a eau parfumée (2% a 5%), mais leves e próximas da popular água de colônia.
Mas o álcool também não é o vilão da perfumaria. Sem ele, não haveria a “progressão de um perfume” como conhecemos, com cada nota ganhando destaque ao longo do tempo na pele.
A EDP dura mais na pele que a EDT?
Sim, mas isso não é uma regra universal. Uma concentração maior de óleos essenciais demora mais tempo para evaporar, mas a duração de um perfume masculino importado ou feminino também está relacionada às notas dele. Um perfume pode ter concentração de eau de parfum e durar tanto (ou menos) quanto uma eau de toilette.
Um dos fatores que faz o perfume durar mais é sua base. Quando ela é formada por madeiras leves e arbustos, é mais fresca, mas provavelmente irá durar menos. Quando sua base é mais “pesada”, com madeiras escuras, como o ébano, ou resinas animais, tende a durar mais.
A eau de parfum é melhor que a eau de toilette? Por isso é mais cara?
O que determina a qualidade de um perfume importado não é a concentração da essência nele, mas a qualidade da essência.
Extrações que preservam a pureza dos ingredientes, o investimento em tecnologia da marca, a capacidade de reprodução de óleos animais (que agora são reproduzidos em laboratório) e a raridade das essências são fatores que influenciam no preço de um e de outro perfume e também na sofisticação de um aroma.
Naturalmente que, se um mesmo perfume possui uma versão EDT e uma EDP, a EDP deve ser um pouco mais cara, já que os óleos essenciais são mais caros na produção de um perfume. Mas lembre-se: nem toda EDP é mais luxuosa que uma EDT. 😉
Fonte: blog da beleza na web ♥
Espero muito que tenham gostado, um beeijo e ate o proximo post ♥
Instagram: @beijosdavick
Nenhum comentário:
Postar um comentário