Para deixar qualquer penteado ou cabelo mais perfeito, é importante conhecer e saber quando usar cada um dos finalizadores capilares. A função dos finalizadores é ajudar a dar um efeito final ao cabelo, seja criando volume, definindo cachos, fixando penteados ou ajudando a deixar os fios mais organizados.
Spray, mousse e gel são os mais conhecidos, no entanto, há também uma grande variedade entre eles, sendo que alguns possuem, inclusive, mais de uma finalidade. Segundo detalha Regina Valente, hair stylist do Studio Über em São Paulo, os finalizadores podem ser usados para as mais diversas funções. “Eles ajudam a desembaraçar os fios, a definir e, como o próprio nome diz, finalizar os penteados”, resume.
O leave-in está entre os finalizadores mais usados. “Os sem enxague são os preferidos entre as mulheres e os homens que os utilizam com o objetivo de deixar os cabelos mais lisos ou para definir os cachos”, explica Rhafael Trindade, hair stylist do The Spa. Spray fixador, pomada, silicone, entre outros também são citados por Regina como os mais populares.
Como usar cada tipo de finalizador para o cabelo
Saber como usar cada tipo de finalizador pode te ajudar a deixar seu cabelo mais bonito. Além disso, muitos dos produtos possuem mais de uma finalidade e, conhecê-las, ajuda a ter produtos mais funcionais e versáteis. Para isso, com a ajuda dos hair stylist, a seguir uma lista com os principais finalizadores, suas funções e como usá-los.
Mousse
Função: o mousse modela os cabelos para o penteado, ajudando a domar os fios na hora de fazer a escova ou o babyliss. O produto também ajuda a dar volume tanto para quem quer fazer um penteado quanto para quem quer definir os cachos.
Como usar: esse cosmético deve ser usado enquanto o cabelo estiver úmido. Para definir cachos, aplique e depois amasse o cabelo com as mãos e deixe-o secar naturalmente ou seque-o com difusor. Para ajudar no volume, use-o antes da escova, aplicando pelos cabelos do meio para as pontas.
Gel
Função: um dos mais tradicionais finalizadores, o gel é o responsável por fixar penteados e por deixar o cabelo no lugar. “O gel é um dos produtos mais antigos e, ainda hoje, é possível fazer uso dele com uma infinidade de modelos de penteados, desde o certinho todo arrumadinho para trás, até para modelar as laterais para fazer um moicano, com efeito molhado, ou seco”, explica Regina. Há vários tipos de gel, podendo ter produtos com fixação forte, média ou fraca.
Como usar: quando o cabelo estiver limpo, a fixação do gel será melhor. Aplique o produto na ponta dos dedos e espalhe nas duas mãos para distribuir igualmente pelos fios. O cabelo deve estar ainda úmido para um melhor efeito do produto. Após espalhar o produto pelo cabelo, modele-o até ficar do jeito que você deseja. Lembrando que o gel tem uma finalização dura e, após secar, seu cabelo não ficará maleável.
Spray Fixador
Função: o spray fixador é ideal para manter o penteado firme e arrumado durante muito tempo. Há também variedade na fixação: leve, média e forte. “Quanto mais forte, mais duro ficará o cabelo e também mais firme ficará o penteado”, afirma Regina. Caso você tenha cabelo fino, pode escolher entre uma das três fixações. Já para quem tem o cabelo mais grosso, o ideal é dar preferência aos fixadores médio ou forte. Se o penteado for solto, a dica é preferir os fixadores mais leves. Você também pode usar o spray fixador para eliminar frizz e para deixar o cabelo mais encorpado. A maioria dos fixadores não danifica os fios.
Como usar: ao contrário do gel, o spray fixador deve ser aplicado nos cabelos secos. A forma de usar depende do efeito desejado. Para fixar penteados e eliminar o frizz, o ideal é aplicá-lo quando o penteado estiver finalizado. Use um pente para dar o acabamento final, caso necessário. Já para fixar o babyliss ou a chapinha, você pode tanto aplicá-lo antes quanto depois de usar as ferramentas. Se aplicar antes, o resultado será um cabelo mais encorpado. A única dica é esperar que o spray seque no cabelo, antes de usar a chapinha ou o babyliss. Se usar o spray fixador apenas para finalizar o babyliss ou a chapinha e quiser um efeito mais natural, dê preferência aos fixadores mais leves e borrife apenas uma pequena quantidade no cabelo.
Spray de volume
Função: assim como o nome já diz, o spray de volume tem a finalidade de dar volume ao cabelo. “O resultado depende da textura do cabelo, mas é possível conseguir desde um leve volume até um ondulado”, detalha Regina. Segundo Rhafael, o spray de volume pode ajudar até os cabelos mais finos a ficarem com o efeito “Brigitte Bardot”. O produto também dá volume na raiz para os penteados e um efeito mais bagunçado no babyliss, além de deixar o cabelo mais encorpado.
Como usar: o ideal para o spray de volume é aplicar nos cabelos ainda molhados. Borrife o produto em todo o cabelo, caso o efeito esperado seja um cabelo volumoso da raiz às pontas. Para apenas raízes volumosas, aplique apenas na raiz do cabelo. A forma como você secar os fios também interferirá no resultado. Caso queira um cabelo com volume, mas com efeito natural e bagunçado, deixe-o secar naturalmente. Se a sua intenção é criar um cabelo com volume mas disciplinado, faça uma escova. Para ondas volumosas, finalize o penteado com o babyliss.
Spray de brilho
Função: o spray de brilho é um silicone em spray que serve para tirar a opacidade do cabelo, conforme define Regina. Ele pode ser usando tanto para quem está com o cabelo sem brilho, quanto para voltar o brilho do cabelo após o uso do spray de fixação. O spray de brilho também ajuda a proteger contra a umidade, evitando que o cabelo ganhe frizz ao longo do dia. O produto, além disso, nutri, hidrata, disciplina, elimina odores e traz maciez aos fios.
Como usar: aplique o produto após finalizar o penteado, seja uma escova, um babyliss ou algo mais elaborado. A dica é evitar aplicar na raiz para que o cabelo não fique com aparência oleosa. Outra dica é não exagerar na quantidade do produto porque, ao invés de deixar o cabelo com brilho, ele ficará com aspecto oleoso.
Spray salino
Função: para quem gosta do aspecto que a água do mar deixa no cabelo, o spray salino é o produto que faltava. “O salino é o mais novo estilo de spray, ele proporciona aquele visual de quando o cabelo sai do mar e seca, é uma espécie de oleosidade seca, estiliza os fios soltos”, define Rhafael. Para Regina, o spray salino também tem a finalidade de deixar o cabelo mais grosso, dando volume aos fios. “Os cabelos ganham ondas despojadas, como se tivesse saído da praia, permite um visual elaborado e despojado ao mesmo tempo”, salienta a hair stylist.
Como usar: há duas formas de usar o spray salino. Você pode optar por aplicá-lo antes de secar o cabelo, isso ajuda os fios secarem mais despojados, com ondas e com o aspecto de que saiu do mar. Espalhe o produto pelo cabelo e amasse os fios para que ganhem textura. Outra opção é aplicar o spray após o cabelo seco. Para dar o aspecto despojado, neste caso, é preciso fazer um babyliss.
Pomada
Função: a pomada tem a finalidade bastante semelhante ao gel, no entanto, sua diferença é que não deixa o cabelo com aspecto molhado. Rhafael explica que a pomada possui uma consistência gelatinosa e não fixa tanto quanto o gel. “As pomadas são mais cremosas e pegajosas e possuem melhor fixação para penteados mais precisos”, esclarece Regina.
Como usar: a aplicação deste produto é simples, basta espalhar a pomada na parte do cabelo que pretende modelar, lembrando de sua característica de fixação para penteados precisos, como topetes. Como a pomada possui em sua composição óleo, é muito importante lavar os fios para retirar todo o produto do cabelo após o uso.
Cera
Função: a cera pode ser comparada, em sua finalidade, com a pomada. Para Rhafael, a diferença entre as duas é seu grau de fixação. “Ceras são mais secas e mais firmes”, resume o hair stylist. As ceras devem ser usadas para dar acabamento a penteados mais clássicos, conforme ensina Regina. “São fáceis de aplicar em cabelos curtos, de mudar o penteado ao longo do dia. As ceras são mais indicados para o uso no dia a dia por terem uma textura mais leve, sem óleo e não endurecerem os cabelos”, aponta a hair stylist.
Como usar: aplique o produto no cabelo e modele assim como desejar. Por ser maleável e não deixar o cabelo duro, você pode, ao longo do dia, ir mudando o penteado
Pó texturizador
Função: outro produto que ajuda a encorpar e dar volume ao cabelo é o pó texturizador. Ideal para criar volume na raiz, criando um cabelo todo volumoso ou um penteado apenas com a raiz volumosa. “O pó é ótimo para dar volume a raiz dos cabelos e ainda auxiliar nos penteados de quem tem os cabelos muito lisos e sem volume, pois se encorpora aos fios deixando-os com uma textura mais grossa”, ensina Regina. O pó texturizador também pode ser usado por quem tem o cabelo curto, ajudando a estilizá-lo, conforme detalha Rhafael.
Como usar: o pó texturizador deve ser usado nos cabelos secos e limpos. Aplique na raiz, massageando-a para que crie o volume. Apesar da maioria dos pós ser branco, ele não ficará aparente no cabelo. O produto deixa o fio um pouco duro e só sai com a lavagem.
Ativador de cachos
Função: para quem quer ficar com o cabelo com cachos definidos, o ativador de cachos é um finalizador necessário. “A proposta do ativador de cachos é dar forma e reavivar os cachos, eliminar o frizz e controlar o volume”, detalha Regina. Esse produto é específico para as mulheres que já tenham um cabelo ao menos ondulado. Para quem quiser criar cachos e dar volume ao cabelo liso, o produto mais indicado é o spray salino.
Como usar: aplique o ativador de cachos no cabelo ainda molhado. É importante que o produto seja espalhado pelo cabelo inteiro. Vá amassando as mechas para que os cachos comecem a se definir. Para secar o cabelo, a maneira mais adequada para que os cachos se mantenham é usar um difusor.
Leave-in
Função: o leave-in possui diversas finalidades, mas a principal delas é deixar o cabelo mais sedoso e ajudar na hora de desembaraçar. Outras finalidades do produto são diminuir o frizz e deixar o cabelo menos volumoso. Ele funciona como um creme sem enxague e serve para ajudar a definir as formas do cabelo.
Como usar: após a lavagem completa do cabelo, aplique o leave-in em todo o comprimento, evitando passar perto da raiz. Uma observação importante feita pela hair stylist Regina, é que a maioria dos leave-in não possuem proteção termoativa e, por isso, deve-se evitar usar o secador após a sua aplicação ou usar algum produto termoativo para complementar.
Sérum
Função: o sérum é um finalizador que recupera as pontas e reestrutura o fio. “O produto ajuda a recompor a fibra capilar e a vedar as escamas dos fios, deixando-os menos quebradiços e diminuindo o frizz”, declara Regina. Segundo Rhafael, o sérum também ajuda a dar uma sensação temporária de maciez aos fios. “No entanto, o uso do sérum não dispensa os tratamentos capilares”, reforça o hair stylist.
Como usar: para um efeito eficaz, o sérum deve ser usado com os cabelos já limpos e secos. “Não aplique o sérum na raiz, pois deixará um aspecto pesado”, ensina Regina. Aplique um pouco do produto na mão, espalhe e passe no cabelo concentrando, principalmente, nas pontas. O ideal é usá-lo sempre após a escova ou o babyliss.
Silicone
Função: o silicone tem uma função bastante semelhante ao do sérum. “O cosmético auxilia na finalização da escova, tirando o arrepiado, dando brilho aos fios e disfarçando as pontas duplas”, aponta Regina. Além de ter a função de reparação, o silicone também pode ser usado para facilitar a escovação. Por ser termoativo, ele protege os fios e ajuda a deixar o cabelo mais brilhantes.
Como usar: assim como o sérum, o silicone é usado, na maioria das vezes, após a escova, chapinha ou babyliss para reparar os fios. Regina sugere que seja usado apenas algumas gotas para não deixar o cabelo pesado. No entanto, ele também pode ser usado com o cabelo úmido, para que suas características termoativas sejam utilizadas.
Óleo
Função: assim como o sérum e o silicone, os óleos capilares também podem ser usados como finalizadores. “Existe hoje no mercado uma gama muito grande de óleos que podem ser usados como finalizadores e que tem a finalidade de dar brilho, maciez e agir como uma película protetora dos fios”, detalha a hair stylist Regina. Os óleos também ajudam a eliminar os frizz, selam pontas duplas e trazem mais hidratação para todo o cabelo.
Como usar: você pode usar o óleo antes da escova, chapinha ou babyliss, para ajudar a proteger as pontas. No entanto, ao contrário do silicone, ele não possui propriedades termoativas e, portanto, você deve usar um outro produto para essa finalidade. Outra opção é usá-lo no cabelo seco, aplicando uma pequena quantidade sobre todo o comprimento do fio, evitando sempre de passar na raiz do cabelo.
Para qualquer penteado, o spray de fixação é item indispensável. Desde um simples babyliss, até os penteados mais complexos, o spray de fixação se faz necessário para deixar os fios no lugar e garantir que o penteado durará por muito mais tempo. A vlogueira do Laque e Pó de Arroz mostra como fazer um coque moderno e usa o spray de fixação para finalizar o seu penteado.
Os finalizadores são produtos indispensáveis para quem quer manter os cabelos bonitos, saudáveis e com mais definição. Cada um possui uma finalidade e, por isso, é importante conhecê-los e saber sobre suas potencialidades. Seja para dar volume ou para deixar seus fios sem frizz, há um finalizador adequado para o seu tipo de cabelo e para o resultado desejado.
Me acompanhe nas redes, bora
ficar grudadinhas(os) o dia todo?!
contato: beijosdavickblog@outlook.com
YouTube: Victória
Britto
Snap: beijosdavick
Twitter: @beijosdavick
Instagram: @beijosdavick
Fan Page: Beijos
da vick
Facebook
Pessoal: Victória Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário