Oiie amores da minha life, espero que estejam bem. Hoje o post é sobre cronograma capilar. Nunca fiz, mas, meu cabelo agora está precisando, então resolvi testar e dá uma pesquisada no assunto.
Achei esse post maravilhoso, com um cronograma completo, do que tipo de coisa seu cabelo ta precisando ate o passo a passo. Já vou seguir aqui essa dica mara, segue tu também miga ♥
Nos últimos anos, o cronograma capilar se tornou mais conhecido e cada vez mais pessoas se interessam e se tornam adeptas dessa rotina de cuidados com o cabelo. E, se você ainda não sabe exatamente o que é cronograma capilar, quais seus benefícios e muito menos como colocar isso em prática, chegou ao lugar certo.
Aqui, vamos explicar tudo sobre esse assunto! Ao final deste texto, você estará expert e vai saber exatamente como fazer fazer cronograma capilar.
O que é cronograma capilar?
Vamos ao primeiro passo, que é entender o que é cronograma capilar. Simplificadamente, cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo composta por três passos: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica. Criando um cronograma capilar que intercale essas etapas de acordo com as necessidades dos seus fios, você consegue deixá-los mais saudáveis.
O cronograma capilar pode ser feito por qualquer tipo de cabelo. Ou seja, independente se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado, crespo, se é um cabelo danificado ou mesmo se está em transição, você pode fazer o cronograma.
Como fazer cronograma capilar?
Agora que você já sabe o que é, vem a segunda fase, descobrir como fazer cronograma capilar. Basicamente, a resposta é: intercalando aquelas três etapas que citamos anteriormente dentro do período de um mês.
Mas é claro que explicaremos com mais detalhes também! Para saber realmente como fazer o cronograma capilar, é necessário antes fazer o teste de porosidade. É a partir dele que vamos definir o que seu cabelo está precisando mais, se é hidratação, nutrição ou reconstrução.
Como fazer o teste de porosidade?
Com o teste de porosidade, você descobre como montar o seu cronograma capilar da melhor maneira para atender às necessidades do seu cabelo. Para fazer o teste, você vai precisar de:
1 copo com água;
1 fio do seu cabelo.
Existem três possíveis resultados para o teste de porosidade:
O fio bóia na superfície: neste caso, seu cabelo precisa de hidratação:
O fio não bóia nem afunda: seu cabelo precisa de nutrição;
O fio afunda: seu cabelo precisa de reconstrução.
Como montar o cronograma capilar?
Depois de fazer o teste de porosidade e descobrir o que o seu cabelo mais precisa, chega o momento de descobrir como montar o seu cronograma capilar e qual a ordem do cronograma capilar.
Hidratação em foco
Se o seu cabelo boiou, você já sabe que precisa mais de hidratação. Neste caso, nossa recomendação é seguir esse passo a passo de cronograma capilar:
Semana 1 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 2 Nutrição Hidratação Reconstrução
Semana 3 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 4 Nutrição Hidratação Reconstrução
Nutrição em foco
Caso seu fio tenha ficado no meio do copo, sem boiar na superfície nem afundar, o resultado é que você precisa nutrir seu cabelo. Neste caso, siga esse cronograma capilar:
Semana 1 Nutrição Reconstrução Hidratação
Semana 2 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 3 Nutrição Hidratação Nutrição
Semana 4 Hidratação Reconstrução Nutrição
Reconstrução em foco
Por fim, caso seu fio tenha afundado, o objetivo do seu cronograma capilar é focar na reconstrução. Neste caso, siga essa ordem:
Semana 1 Reconstrução Hidratação Nutrição
Semana 2 Hidratação Nutrição Hidratação
Semana 3 Reconstrução Hidratação Nutrição
Semana 4 Hidratação Reconstrução Hidratação
Uma dica essencial de como fazer cronograma capilar que se aplica a todos os cenários é esperar pelo menos 48 horas entre um tratamento e outro. Dessa forma, você dá tempo para que os ativos possam agir sobre os frios.
Cronograma capilar passo a passo
Mesmo que cada uma das sugestões que passamos tenha um foco diferente e que a ordem do cronograma capilar seja modificada de uma para outra, em todas fazemos hidratação, nutrição e reconstrução. Isso porque esses três tratamentos se complementam.
A seguir vamos falar um pouco mais sobre cada um desses passos e você vai entender como eles se interligam e, mais do que isso, se fortalecem.
Hidratação
Provavelmente, mesmo que você não conhecesse o cronograma capilar até há pouco tempo, a hidratação você já conhecia. Esse tratamento, já bem conhecido, é recomendado principalmente para quem está com os cabelos ressecados, com pontas duplas e falta de brilho.
A hidratação serve para repor nutrientes e a umidade natural do córtex capilar, a parte mais interna dos fios. Com isso, garantimos flexibilidade, maciez, maleabilidade, alinhamento e suavidade aos cabelos.
Nutrição
Produtos para cronograma capilar
Agora que você já sabe o que é cronograma capilar e conhece bem suas etapas, vamos aos produtos para cronograma capilar. Mas melhor do que dar dicas de quais produtos usar no cronograma capilar é explicar quais ativos são mais recomendados para cada tipo de tratamento, assim você pode pesquisar e testar quanto quiser.
Produtos para hidratação
Para fazer a hidratação, os produtos para cronograma capilar devem ter ativos como:
D-Pantenol;
Aloe vera;
Vitamina E.
Nesta etapa, o foco, claro, é em produtos para cronograma capilar bastante hidratantes. Prefira máscara para o seu tipo de cabelo e aplique conforme o grau de ressecamento dos fios.
Produtos para nutrição
Talvez para a etapa de hidratação você já fizesse ideia de quais seriam os melhores ativos, mas e para a de nutrição? Você sabe quais produtos para cronograma capilar usar nesta etapa?
Na nutrição, repomos a oleosidade natural do cabelo. Para isso, prefira produtos como:
Máscaras compostas por manteigas ou óleos;
Óleos vegetais ou minerais, como óleo de coco, de rícino, de argan ou mesmo azeite de oliva.
No passo da nutrição, você pode também optar por fazer umectação e, neste caso, use somente óleos. E você pode escolher entre dois tipos de umectação:
Umectação comum: passe óleo por todo o cabelo e deixe agir por 30 minutos, depois basta lavá-los;
Umectação noturna: passe óleo no cabelo sem lavá-lo antes, durma com ele assim e lave somente no dia seguinte.
Produtos para reconstrução
Por último, vamos à lista de quais produtos para cronograma capilar usar na etapa da reconstrução:
Queratina;
Colágeno;
Aminoácidos, como creatina, cisteína e arginina.
Quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?
Para finalizar, vamos a uma dúvida muito comum, que é quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito. Como você pôde ver no começo do texto, o cronograma é feito de ciclos de 4 semanas. A partir do primeiro mês já é possível começar a sentir diferença nos fios.
Porém, dependendo de quanto seu cabelo está danificado, pode ser que você precise fazer mais ciclos. Por isso, a resposta para “quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?” é depende.
Nós recomendamos que você observe a melhora do seu cabelo e refaça o teste de porosidade sempre que finalizar as 4 semanas de um ciclo do cronograma capilar. Assim você vai saber se precisa mudar algo, como, por exemplo, mudar o foco do seu cronograma.
Bom, agora você que você já sabe tudo o que precisa sobre o cronograma capilar, confira os produtos para cabelo que temos na Sephora e comece agora mesmo a tratar os seus fios!
fonte: blog sephora
Nenhum comentário:
Postar um comentário